Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

Você sabia que a Torre Eiffel possui o nome de 72 personalidades?

12 de abril de 2016

Reproduzimos aqui o belo texto de nosso parceiro de redação Rogério Toledo, Editor do “Paris Doux Rêves”, um dos mais prestigiados grupos da internet brasileira dedicados à cultura da França. O grupo não pára de crescer e já conta com mais de 5.500 membros. Achei muito interessante esta curiosidade sobre nossa “Dama de Ferro”:

Você sabia que a Torre Eiffel, tem uma homenagem feita em volta dela gravada com 72 nomes de personalidades?

São nomes de matemáticos, físicos, engenheiros, militares e até políticos franceses, que em reconhecimento a suas contribuições à República Francesa tiveram este privilégio. Elas foram gravadas na época em que a Torre estava fazendo seu aniversário de 100 anos (1789-1889).

Há nomes muito conhecidos como:
– Eugène Schneider, industrialista que construiu a primeira locomotiva a vapor da França.
– Antoine Lavoisier, químico e autor da lei da conservação da massa
– Louis Didier Jousselin, engenheiro projetista do canal do rio Loire
– Henri Giffard engenheiro, Inventor do primeiro dirigível a vapor, entre outros tão importantes quanto a estes citados, porém se você observar ou procurar nas fontes certas, verá que não tem nome de nenhuma mulher.

Alguns críticos e também defensores destas personalidades, criticam o fato de não ter o nome de mulher, a qual cuja discussão e critica é devido não ter o nome de “Shofie Germain” (criadora da teoria da elasticidade). Lembrando que esta teoria foi crucial para a execução da Torre.

É amigos, parece justo ter o nome dela lá, mas esta é uma briga que faz tempo. Legal seria se houvesse uma lista de abaixo assinado para as autoridades francesas, para que providencie a colocação do nome dela na Torre.
Mas fica a dica, a próxima vez que for a Torre, dá uma espiadinha nos nomes e vê se conhece alguma personalidade.

Autor do texto: Rogério Toledo
Fonte de pesquisa: www.toureiffel.paris
Fotomontagem: Rogério Toledo
Faça parte do Grupo Paris Doux Rêvez