Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

Uma visita incrível à casa de Victor Hugo

3 de agosto de 2016

Com uma tradição filosófica e intelectual fortemente reconhecida, Paris foi o lar de célebres escritores, cujas obras foram deixadas como presentes para a literatura não só francesa, mas mundial. Balzac, Baudelaire, Victor Hugo e Sartre são alguns exemplos.

Busto do escritor, esculpido pelo amigo Rodin.

Busto do escritor, esculpido pelo amigo Rodin.

E mergulhar nesse universo é perfeitamente factível, mesmo nos dias atuais. Desvencilhando-se um pouco do roteiro turístico habitual, há a chance de conhecer onde eles viveram e uma dica genial é dar um pulo na Casa de Victor Hugo (1802-1885).

Na esplêndida praça (la Place) des Voges, (um dos meus lugares preferidos na capital francesa) se encontra a casa do maior escritor do século XIX.
Victor-Marie Hugo tinha 30 anos quando se mudou para este apartamento de 280m², no segundo andar do Hotel de Rohan-Guéménée, com sua esposa Adele. E lá, eles viveram por 16 anos, entre 1832-1848.

Sala de Jantar de Victor Hugo – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

Sala de Jantar de Victor Hugo – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

A visita ocorre em duas etapas: Coleções permanentes (gratuito) e exposições temporárias relacionadas com o escritor (pago). Os objetos da coleção permanente são principalmente documentos de trabalho do escritor, como sua obra-prima, “Notre Dame de Paris”.

No seu apartamento, podemos visitar a sala de estar, a sala de jantar de inspiração medieval, ideia de Victor Hugo, a sala chinesa concebida pelo escritor, e o seu quarto.

Quarto onde Victor Hugo faleceu – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

Quarto onde Victor Hugo faleceu – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

Nesta visita você imaginará os dias em que o escritor passou escrever suas maiores obras e notará em particular o jogo de pôquer de madeira feito pelo escritor, o retrato mais famoso do escritor, pintado por Léon Bonnat e o busto do escritor esculpido pelo Rodin.

Para mim, este lugar mágico e inspirador é passagem obrigatória na capital francesa.

Para mim, este lugar mágico e inspirador é passagem obrigatória na capital francesa.

A casa do Victor Hugo é um museu de portas abertas sobre a vida do escritor a ser visitada!

Abaixo um vídeo disponível no site da Prefeitura de Paris (em Francês) sobre a Maison Victor Hugo:

Serviço:
MAISON VICTOR HUGO
6 place des Vosges
75004 Paris
Aberto de terça a domingo, das 10 às 18h (última entrada às 17h40)
Ingresso: Grátis (para a exposição permanente)
Site: maisonsvictorhugo.paris.fr

Voos diretos para Paris? Encontre AQUI

Fontes pesquisadas: maisonsvictorhugo.paris.fr / France.FR / Blog parciparla.com.br / Blog bigviagem.com / blogs.diariodonordeste.com.br