Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

Janeiro em Paris. Dicas para aproveitar o inverno na cidade

3 de janeiro de 2017

Janeiro é época de frio em Paris. O inverno chegou e realmente mosta a que veio. Mas isso não é motivo para você deixar de curtir a cidade nesta época, que tem suas particularidades. Tomar um delicioso café ou chocolate quente ou jantar em um dos milhares de restaurantes acompanhado de um bom vinho e, claro, curtir a neve que de vez em quando dá o ar da graça e faz a alegria de quem visita a Cidade-Luz. Separamos cinco dicas para você aproveitar sua passagem por Paris da melhor forma possível.

1 – Compras

des-personnes-regardent-des-vetements-pendant-la-periode-des-soldes-dans-un-magasin-a-nantes-le-7-janvier-2015_5196003
Sempre a partir da segunda semana do mês, tem início a temporada de liquidação de inverno. Ótima oportunidade para comprar aquele sonhado casaco ou uma infinidade de maquiagens, bolsas, etc.

2 – Visite uma livraria

img-20140401-00494
A maior livraria de língua inglesa de Paris – a Shakespeare and Company – é parte loja, parte instituição cultural. Forrada do chão ao teto com livros, abriga pontuais leituras de poesia, encontros de escritores e oficinas em sua biblioteca no andar de cima.
A livraria (que foi cenário do filme Meia Noite em Paris) tem a tradição de oferecer abrigo a escritores em início de carreira em troca de algumas horas de trabalho por dia. Já foi visitada por vários grandes nomes literários, de Ernest Hemingway a Henry Miller, de Alan Ginsberg e Anais Nin. Passeie pelas suas estantes, leia na biblioteca, tome uma xícara de chá e saia com o seu novo livro favorito.
Shakespeare and Company – 37 Rue Bûcherie.

3 – Patinação no Gelo

42
Entre dezembro e janeiro, diversas pistas de patinação no gelo são abertas na cidade. As mais famosas são: Hotel de Ville, Torre Eiffel, Trocadero, Grand Palais e Champs-Élysées. Os preços e horários variam, por isso dê uma pesquisada antes de visitar um destes locais.

4- Visite as charmosas Passagens Cobertas

2015-omag_-rencontre-avec-le-passage-du-grand-cerf-4
Elas foram construídas no século 19 para aliviar o ruído das ruas entupidas com carruagens puxadas por cavalos. Hoje essas passagens cobertas são galerias com várias lojas e se mostram um belo refúgio para os dias frios. Para um momento de pompa e circunstância, visite a Galerie Vivienne com sua livraria-antiquário (Librairie Jousseaume) que remonta a 1826 e a loja de Jean Paul Gaultier que está localizada entre os salões de chá e galerias de arte.
A Passage du Grand-Cerf tem preços mais acessíveis, mas não deixa de ser menos atraente. Conta com um belo telhado de vidro restaurado, fachadas de lojas em madeira e acessórios decorativos em ferro forjado. Visite-a e conheça belos antiquários e cervejarias tradicionais.
Galerie Vivienne – 6 Rue Vivienne / 5 Rue de la-Banque / 4 Rue des Petits-Champs;
Passage du Grand-Cerf (foto acima) – 145 Rue Saint-Denis / 8 Rue Dussoubs.

5 – Museus

grand-home-staircase-1
Para escapar do frio, os museus costumam ser uma ótima opção para os turistas. Como o ambiente é climatizado, o frio fica lá fora e você pode curtir as atrações sem se preocupar. Inclusive, nesta época existe uma menor incedência de turistas na cidade, por isso as filas tendem a não ser tão grandes. Minhas dicas são para o Louvre, d’Orsay, Centre Pompidou e Petit Palais (foto acima).

Dica extra
Para evitar as filas em tempos de inverno, experimente adquirir os ingressos no site TICKETBAR que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Paris e também para outras cidades da Europa. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos em todo o mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático e seguro.

Paris é perfeita em todas as situações. Basta pesquisar e planejar sua viagem. Tem alguma sugestão? Conte para nós nos comentários.

Confira também nosso post: Inverno em Paris – vale a pena?

Bilhetes diretos para Paris? Pesquise e compre AQUI
Índice com todos os post do Paris Sempre Paris