Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

Já ouviu falar na menor rua de Paris?

8 de agosto de 2018

Por Rogerio Moreira.

Paris e suas curiosidades. Quem já teve a oportunidade de caminhar por vias tão imponentes como a Champs Elysées por exemplo, nem imagina que na cidade existem pequenas ruas e passagens que guardam muitas histórias, provavelmente desconhecidas do grande público. Vamos falar aqui da menor rua de Paris.

A Rue des Degrés, no bairro de Bonne Nouvelle, pertinho do Porte Saint-Denis, na verdade trata-se de 14 degraus que ligam a Rue Beauregard até a Rue de Cléry. Esta escadaria, que tem o nome de rua foi construído após a demolição dos antigos aposentos do rei Charles V – o Sábio, em 1634.

A escadaria, que foi batizada de Rue des Degrés somente em 1650, mede apenas 3,30m de largura e 5,75m de comprimento, de acordo com os registros da prefeitura da cidade de Paris – isso a torna a rua mais curta da Capital.

Foto datada da década de 1950 – por Roger Viollet

Suas paredes não tem fachadas e até já existiram alí algumas janelas que posteriormente foram fechadas. Nos dias atuais, as paredes frequentemente são usadas por artistas de rua que costumam preencher este espaço com Grafites ou Street Art (para o desgosto dos conservadores). Os degraus desta pequena rua tem o charme pitoresco das curiosidades arquitetônicas e topográficos que só a história secreta de Paris poderia explicar.

Confira nosso álbum no Pinterest com mais de 20 fotos desta rua

CURIOSIDADE

Na esquina da rua Beauregard, uma placa (foto abaixo) lembra que “Aqui o Barão de Batz e seus amigos tentaram realizar o resgate do rei Luís XVI (no dia de sua execução, no trajeto em direção à guilhotina – durante a Revolução Francesa) na manhã de 21 de janeiro de 1793”. Veja a história toda AQUI (em francês)

CINEMA

O local também já serviu de inspiração para o cinema. O cineasta François Dupeyron usou esses degraus para gravar cenas do filme M. Ibrahim e as Flores do Corão com Omar Sharif e Pierre Boulanger (2002). A história do filme é baseada em um romance de Eric-Emmanuel Schmitt. Veja o trailer abaixo:

Como Chegar:

Confira mais artigos como este em www.parissempreparis.com.br

GOSTOU DESTE POST? COMENTE E COMPARTILHE. ISSO NOS AJUDA A MELHORAR NOSSO TRABALHO PARA VOCÊ!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:
Facebook ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis

As melhores opções de Voos para Paris, você encontra AQUI