Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

Inverno em Paris – vale a pena?

2 de dezembro de 2016

Apesar da sensação de insegurança por conta dos recentes atentados terroristas e do alto preço do Euro, Paris continua sendo um dos destinos preferidos dos brasileiros. A cidade é recheada de atrações, sobretudo para quem é amante da boa gastronomia, história, arquitetura e artes em geral. Mas dá pra aproveitar todas essas atrações em qualquer época do ano?

Eu já estive em Paris em mais de uma vez em janeiro, ou seja, em pleno inverno e não me arrependi. Mas será que é um bom negócio ou não?

Inverno em Paris

O inverno começa oficialmente em dezembro e chega ao fim somente em março. Assim como em outros países da Europa, como a Irlanda, os dias durante essa estação são mais curtos e as temperaturas podem ficar bem baixas. Para os brasileiros que acham que inverno é quando a temperatura chega a 20ºC, enfrentar 3ºC no princípio foi um desafio, principalmente quando não há espaço na mala para levar muitas opções de casacos.

Paris no inverno

Paris fica cinza e com muita névoa. Isso pode desapontar alguns turistas que podem ter que abrir mão de algumas atrações “imperdíveis” como subir até o topo da Torre Eiffel.

Os parques e jardins também ficam muito aquém de sua beleza normal. O Jardim das Tulherias e o Jardim de Luxemburgo ficam com as árvores completamente secas e sem uma folha sequer. Nas tradicionais cadeiras, onde os visitantes tomam sol no Jardim de Luxemburgo, ninguém. Em Versalhes, os jardins do Palácio e os domínios de Maria Antonieta estavam mais verdes do que os jardins da capital, mas mesmo assim estavam longe de seu esplendor.

Quanto à arquitetura, embora não tenhamos dúvidas que toda a paisagem de Paris fique mais bonita com um céu azul ao fundo, nem o mal tempo deixa símbolos como a ponte Alexandre III ou o Palácio dos Inválidos menos bonitos.

Eu, num frio dia de inverno no Champs de Mars. Notem a neblina na torre.

Eu, num frio dia de inverno no Champs de Mars. Notem a neblina na torre.

Baixa temporada = época de obras

Informação importante para quem pretende viajar para Paris no inverno, mais do que frio, espere por encontrar muitas obras. A lógica é simples, sendo baixa temporada no turismo, a cidade aproveita para se preparar para a alta temporada. Na prática isso quer dizer que muitos dos monumentos e pontos turísticos entram em obras de manutenção.

Passagens e hospedagem mais baratas

Com tantos pontos negativos para se viajar nessa época do ano, a pergunta óbvia é: por que escolher viajar no inverno? Na verdade dois fatores explicam tudo: hospedagem mais baratas e promoção de passagens. Justamente por ser época de baixa temporada é comum que as companhias aéreas façam promoções.

Liquidações pós-Natal

Outra vantagem do inverno são as várias promoções pós-Natal das lojas. Janeiro é o mês das promoções e é possível encontrar ótimos “deals” mesmo em ruas famosas como a Champs Elysées.

Vale ou não a pena?

Respondendo à pergunta inicial do post, ir à Paris no inverno pode ser uma grande furada se você espera visitar os parques e jardins e fazer muitas atividades ao ar livre. Não apenas o frio e a chuva atrapalham como a questão da duração do dia também. Com a noite chegando por volta das 16h, não sobra muito tempo para aproveitar o dia. Os horários de visitação dos museus e monumentos também são menores nessa época do ano.

Por outro lado, se seu objetivo for mergulhar nos imperdíveis museus de Paris e economizar, o inverno pode ser um ótimo negócio! Além disso, quem viaja nessa época do ano ainda consegue ver as luzes de Natal e conhecer (na medida do possível) a cidade com bem menos turistas e vivenciar um pouco da rotina dos parisienses.

Bilhetes diretos para paris? Pesquise e compre AQUI
Índice com todos os post do Paris Sempre Paris