Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

Este parque em Paris vai fazer você se sentir nas alturas

12 de outubro de 2017

O La Coulée Verte René-Dumont, também conhecido como Promenade Plantée, começa bem próximo da Praça da Bastilha e termina no Jardim de Reuilly, a 4,5km de distância, no Bois de Vincennes. Este parque linear elevado (o primeiro do gênero no mundo) foi projetado pelo arquiteto Mathieux e pelo paisagista Jacques Vergely e foi inaugurado em 1993.

A intenção era aproveitar a estrutura de uma antiga linha de trem que funcionou ali de 1859 até a sua desativação, em 1969 juntamente com a estação Bastille (que foi demolida e deu lugar à Ópera Bastille, em 1984).

Pelo percurso há muito verde, inclusive da vegetação que já havia invadido o local desde a desativação da linha do trem. Pelo passeio, você pode ver a cidade por um outro ângulo, a 7 metros de altura em alguns trechos.

Trecho em que o viaduto “corta” alguns prédios residenciais. Foto viajento.com

Muita gente aproveita o espaço para a prática de corridas, passear com crianças ou simplesmente contemplar a natureza e a paisagem. Em algumas partes, é admitido o acesso com bicicletas e cães. O passeio deixa de ser suspenso em alguns trechos, onde você poderá caminhar entre bambus, fontes, praças, tuneis, prédios e até passar por um vagão antigo, herança da antiga linha férrea.

Cafés e lojas de artesanato ficam embaixo do viaduto. Foto leviaducsdesarts.com

Logo abaixo do jardim, você pode também visitar o “Viaduc des Arts” (Viaduto das Artes), que são espaços ocupados por ateliês, onde mais de 50 artesãos (designers de móveis, restauradores de quadros, papéis e de tecidos, joalheiros, estilistas, fabricantes de violão e violino, de maçanetas em bronze, estilistas de trajes para espetáculos, escultores, fabricantes de bonecas e marionetes, algumas galerias de arte, chapeleiros, molduras de arte, fabricantes de lustres e luminárias, etc) produzem e comercializam seus produtos. Vale a pena dar uma olhada…

Foto da década de 1900, quando o viaduto ainda era utilizado pela companhia férrea

Abaixo, todos os acessos e outras informações sobre o parque (clique para ampliar)

Este jardim elevado, rapidamente conquistou os moradores da região e acabou influenciando outros projetos mundo afora. O mais famoso deles é o High-Line, em Nova Iorque (com sua primeira parte concluída em 2009). Além disso, este espaço serviu de cenário para o filme “Antes do Pôr do Sol” de 2004 (veja o trailer abaixo, com cenas neste viaduto).

Serviço

Coulée verte René-Dumont + Viaduc des Arts
Acesso pelo número 46 da Rue de Lyon (início do trajeto – mapa abaixo) ou pela Avenue Dausmenil, na altura do cruzamento com a Avenue Ledru-Rollin – 75012 Paris.

Metrô

Início do trajeto: Bastille (linhas 1, 5 e 8), Ledru-Rollin (linha 8) ou Paris Gare de Lyon (linhas 1 e 14) / final do trajeto: Dausmenil (linhas 6 e 8)
Aberto todos os dias – das 8h às 17h, e até às 21h30 durante o verão.

Mais informações: www.leviaducdesarts.com

EXTRA

Publiquei uma série de fotos extras deste parque em nosso álbum no Pinterest. Quer ver? Clique aqui

A foto principal deste post é de Michele Nastasi

GOSTOU DESTE POST? COMENTE E COMPARTILHE. ISSO NOS AJUDA A MELHORAR NOSSO TRABALHO PARA VOCÊ!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:
Facebook ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis

As melhores opções de Voos para Paris, você encontra AQUI