Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

CuriosidadesO Arco do Triunfo

21 de julho de 2015

Em Paris, no centro da Praça Charles de Gaulle, o Arco do Triunfo exibe orgulhosamente os seus dois séculos de história. Com o seu terraço panorâmico e as suas esculturas do século XIX, é dos monumentos mais visitados da capital francesa.

IMG_9424
Escada “caracol” dentro do Arco dá acesso ao terraço do monumento

Com uma altura de 50 metros e um comprimento de 45 metros, o Arco do Triunfo ostenta a sua imponente silhueta na extremidade oeste da célebre Avenida dos Campos Elíseos. Iniciado em 1806 por Napoleão I para celebrar a glória dos heróis de guerra, o Arco do Triunfo é inaugurado trinta anos depois no reinado de Luís Filipe I, que o dedica aos exércitos da Revolução e do Império. Entre estas duas datas, a construção do monumento conhece várias peripécias que poderão ser descobertas durante a visita ao museu do Arco do Triunfo. Pode-se ver também os os nomes de 558 generais franceses, heróis de guerra. Instalado dentro do edifício, o museu propõe animações multimédia que ajudam, nomeadamente, a perceber a história do monumento e a admirar mais em pormenor as esculturas menos acessíveis.

20-arco-del-triunfo-parc3ads

Símbolo patriótico

Monumento histórico, o Arco do Triunfo é também um símbolo patriótico. Na sua base encontra-se, desde 1921, o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial. Para homenagear a sua memória, bem como a de todos os soldados mortos em combate, uma Chama Eterna arde no seu túmulo desde 1923. Por tradição, um cerimonial com veteranos de guerra ocorre no local diariamente às 18h30.

Champs-Elysée
O túmulo do Soldado desconhecido

Um terraço panorâmico

Para além das suas esculturas, do museu e da chama eterna, o Arco do Triunfo reserva uma surpresa muito apreciada pelos visitantes que gostam de contemplar as alturas: um terraço panorâmico. Situado no topo do monumento, oferece uma vista excecional sobre a capital, desde o Museu do Louvre até ao Grande Arco de la Defense. Além disso, é um local privilegiado para admirar a organização em forma de estrela da Praça Charles de Gaulle, mais conhecida pelo antigo nome de Praça da Estrela, e as doze avenidas que circundam a praça em forma de raio.

tr-arco_do_triunfo-em-paris-12
A escultura mais famosa é A Marselhesa ou Partida dos Voluntários de 1792

#ParisSempreParis